Enquanto as vendas de veículos leves produzidos localmente caíram 2,1% no ano passado, baixando de 1.729.189 para 1.693.503 unidades, o segmento de importados cresceu 7,7%, de 247.921 para 266.959 licenciamentos. Com isso, a participação dos carros e comerciais leves vindos de outros países subiu de 12,5% para 13,6% no comparativo interanual.

Em contraste com os números gerais do mercado, divulgados na semana passada pela Anfavea, as associadas da Abeifa, entidade que abriga importadores e também fabricantes locais, registraram queda de 16,9% no número de emplacamento de importados e de 27,6% no de veículos produzidos aqui. As vendas em 2022 das 11 associadas da entidade foram de, respectivamente, 21.133 e 34.557  unidades, ante as 25.421 e 47.755 de 2021.

A Abeifa representa marcas de baixíssimos volumes, como Aston Martin e McLaren, mas também algumas com produção local e maior participação no mercado, como Caoa Chery, Jaguar, Land Rover e Suzuki. Complementam o quadro da entidade a Byd, Jac Motors, Kia, Porsche e Volvo.

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No acumulado de janeiro a dezembro as únicas a registrarem crescimento foram a Aston Martin, que elevou emplacamentos de duas para 24 unidades, a Byd, de 135 para 260, a Kia, de 5.042 para 5.378, a Jac, de 930 para 1.234, e a Porsche, de 3.088 para 3.187. Essas cinco marcas não têm produção de automóveis e comerciais leves nos País, vivendo, dessa forma, exclusivamente de importados no segmento dos leves.

Outra marca sem produção local que teve crescimento expressivo em 2022 foi a Ram, pertencente ao conglomerado Stellantis, que reúne também Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën e detém perto de 1/3 das vendas totais de veículos no País. Em expansão pelo terceiro ano consecutivo, a Ram encerrou o ano passado com crescimento de 83%. Foram 5.056 emplacamentos sobre os 2.760 realizados no ano anterior.

Em relação aos modelos, o maior destaque foi para a Ram 3500, lançada no final de março e a topo de linha da marca. Só esse modelo respondeu por 2.201 emplacamentos, o que o colocou em terceiro na lista dos veículos premium mais vendidos do país.

Os números de importados da Anfavea também contemplam os produtos vindos da Argentina, em alguns casos de extrema importância para complementação do portfólio das montadoras com produção local. É o caso da Toyota Hilux, do SUV Volkswagen Taos e do Fiat Cronos, apenas alguns dos modelos fabricados no país vizinho que fazem sucesso junto ao consumidor brasileiro.


Foto: Divulgação/Ram

Alzira Rodrigues
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