Enquanto no Brasil a Honda só no mês passado começou a vender o Civic híbrido importado da  Tailândia, mundo afora a montadora japonesa faz barulho para anunciar que começará a produzir comercialmente o SUV  com célula de combustível de hidrogênio nos Estados Unidos.

O sistema chegará ao mercado no fi  do ano que vem fruto de desenvolvimento conjunto com a General Motors, confirmou o diretor executivo sênior da Honda, Shinji Aoyama, em evento realizado na sede da empresa no Japão nesta quinta-feira,2 .

Mas os números ainda serão tímidos em um primeiro momento: a ideia é vender 2 mil unidades anuais  incialmente e chegar a 60 mil por ano antes do final da década, quando as entregas passariam a centenas de milhares.

Segundo a empresa, trata-se de uma nova geração da tecnologia lançada em 2016 no carro de passeio Clarity, mas que, além do dobro de durabilidade, terá custos muito inferiores, apenas um terço da atual — e metade disso até 2030, projeta.

O SUV movido a hidrogênio, o conhecido CR-V, também aceitará carregamento doméstico das baterias e será fabricado em Ohio, com a motorização enviada de p anta específica de Michigan. Chegará quase simultaneamente aos mercados norte-americano e japonês até o final de 2024.

Em comunicado, a montadora diz que ainda estuda a oferta em países da Europa numa segunda etapa. Também  estuda a aplicação da tecnologia em veículos comerciais e  outros segmentos nos quais atua.

A Honda pretende extinguir a produção de motores a gasolina até 2040, quando passará a dispor somente de veículos elétricos a bateria ou a célula de combustível. “O hidrogênio terá papel particularmente importante para alcançarmos a neutralidade de carbono”, afirmou Aoyama.

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Foto: Divulgação

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