O ano começou como frequentemente ocorre nos segmentos de veículos pesados, com demandas menores em relação ao último mês do período anterior. No caso de caminhões, as vendas de janeiro recuaram 15% em comparação a dezembro, de 12 mil para 10,2 mil unidades, enquanto as ônibus 19,7%, de 2,6 mil para 2,1 mil.

No confronto com janeiro do ano passado, no entanto, os volumes de emplacamentos registrados representaram altas expressivas. No segmento de transporte de carga, as vendas cresceram 20% e nas de ônibus, 61,3%.

Apesar de considerar as quedas, o presidente da Fenabrave, Andretta Jr., enxerga um cenário promissor, ao menos nos primeiros três meses do ano. “A mudança de tecnologia provocada pelo Proconve P8 pode aumentar a procura pelo estoque de modelos adequados à norma anterior (Proconve P7), que podem ser emplacados até março.”

No segmento de ônibus, o dirigente observa após recuperação apresentada no fechamento de 2022, o desempenho segue positivo. “Janeiro já registrou volume superior à média mensal do ano anterior, o que indica boa possibilidade de um novo ano de crescimento.”

LEIA MAIS

→Confira os 10 caminhões mais vendidos em 2022

→Venda de caminhões deve acelerar neste primeiro trimestre


Foto: Volvo/Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!