Lançado no começo de junho, o Toyota Yaris já vende mais do que o Etios, modelo da marca de menor porte e preço mais acessível que já está no mercado há seis anos. Incluindo as versões hatch e sedã, a linha Yaris vendeu total de 9.967 unidades em julho e agosto, enquanto a do Etios emplacou 5.755 unidades no mesmo período.

Antes mesmo do lançamento do Yaris, a Toyota já havia anunciado, em maio, a implantação do terceiro turno na fábrica de Sorocaba, no interior paulista, para ampliar a produção do novo modelo a partir de 1º de novembro. Esta semana a empresa convocou os trabalhadores para antecipar o início da operação em três turno para 22 de outubro.

Segundo a montadora, a antecipação foi considerada necessária para adequar a linha do Yaris e iniciar novembro operando com força  total na fábrica do interior paulista, onde também é produzido o Etios. Quando anunciou o terceiro turno em Sorocaba um mês antes do lançamento do novo modelo, a empresa revelou intenção de criar 870 novos empregos diretos e gerar mais 700 indiretos em seus fornecedores.

LEIA MAIS

Toyota contratará 870 trabalhadores para operar em três turnos

Com Yaris, Toyota quer bater recorde de vendas

Grande parte das contratações para o terceiro turno já foram realizadas. A Toyota já vendeu este ano total de 126,4 mil veículos e ocupa a 7ª posição no ranking das marcas mais vendidas no País. A empresa alega que vende tudo o que produz e que crescerá abaixo da média do mercado, em torno de 5% este ano, por não ter capacidade para atender a demanda.

LEIA MAIS

Toyota abrirá mais 50 revendas em dois anos

Para iniciar a produção do Yaris – situado entre o Corolla e o Etios – a montadora teve de reduzir a oferta do seu carro de entrada, uma das razões de o modelo ter perdido espaço no mercado. As vendas do Yaris saltaram de 3.626 unidades em julho para 6.341 em agosto, conforme balanço da Fenabrave feito com base nos dados do Renavam. Já as do Etios, no mesmo comparativo, baixaram de 3.409 para 2.706.

Em julho foram comercializadas 2.872 unidades do Yaris hatch e 754 da versão sedã do modelo. Já em agosto esse proporção mudou. Foram 4.091 hatches e 2.250 sedãs.


Foto: Divulgação/Toyota

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!