Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

A Toyota dá um passo importante para manter sua postura de crescer de forma sustentável no mercado brasileiro, “devagar e sempre” como costumam dizer seus executivos. A empresa acaba de anunciar a implantação do terceiro turno em suas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz, ambas no interior paulista, para ampliar a produção em Sorocaba de 108 mil para 160 mil veículos por ano.

A montadora já iniciou processo de contratação nas duas unidades industriais e programa estar operando em três turnos a partir de novembro deste ano. Serão criados até lá 870 novos empregos, segundo anunciou a Toyota na quarta-feira, 2, destacando que a implantação do terceiro turno vai gerar outros 700 novos postos de trabalho nos fornecedores de Sorocaba.

A Toyota fechou o primeiro quadrimestre deste ano com 60,8 mil emplacamentos e participação de 8,2% no mercado de automóveis e comerciais leves. Sua decisão de operar em 24 horas tem tudo a ver com a chegada de seu novo compacto premium, o Yaris – posicionado entre o Corolla e o Etios –, no segundo semestre deste ano. Com o novo modelo, a empresa quer ampliar a oferta de produtos para os mercados brasileiro e latino-americano.

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“Hoje, meu sonho se tornou realidade”, comentou Steve St. Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela, ao divulgar a criação do terceiro turno em suas unidades industrias brasileiras. “A decisão vai gerar 1.570 empregos tão necessários para o Brasil e ajudarão na oferta do compacto premium Yaris aos nossos consumidores. Parabéns ao Brasil”.

Na fábrica de Sorocaba, onde o Yaris será produzido, serão contratados 740 novos empregados. Em Porto Feliz serão outros 130. Fruto de um investimento inicial de US$ 600 milhões, a unidade industrial de Sorocaba, inaugurada em agosto de 2012, emprega atualmente 2.225 pessoas, já considerando parte das contratações para o terceiro turno.

O Yaris, que envolve investimento de R$ 1 bilhão, engrossará as exportações da montadora japonesa a partir do Brasil. O Etios brasileiro é comercializado atualmente na Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica e Honduras.

Com relação à fábrica de motores de Porto Feliz, o plano é dobrar seu tamanho a partir de investimento em curso de R$ 600 milhões. Inaugurada em maio de 2016, a planta produz os motores flex fuel e a gasolina, Dual VVTi, de 1.3L e 1.5L, que equipam o compacto Etios. A partir do segundo semestre do próximo ano fabricará motores para outros veículos da marca.


Foto: Divulgação/Toyota

Alzira Rodrigues
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