Do total de 965 novos postos de trabalho programados para a implantação do terceiro turno em suas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz, ambas no interior paulista, a Toyota já contratou 906 funcionário e outros 59 serão efetivados até o próximo dia 20.

O projeto de ampliação da produção de veículos em Sorocaba, onde são produzidos Etios e Yaris, e a de motores em Porto Feliz foi anunciado em maio e desde então a empresa vem se preparando para operar a plena carga nas duas fábricas já a partir do último bimestre deste ano. No primeiro caso, o aumento da oferta será concentrado no novo modelo da marca, o Yaris, que tem tido boa aceitação interna e também será exportado para a Argentina e outros países da região.

LEIA MAIS

Lançado há três meses, Yaris supera o Etios em vendas

Na semana passada, a empresa confirmou ter antecipado de 1º de novembro para 22 de outubro o início do terceiro turno em Sorocaba. A medida, segundo a montadora, “tem por objetivo simular a operação em três períodos e identificar potenciais situações de interferência nas movimentações de materiais, equipamentos, veículos e pessoas, que podem gerar atrasos na efetiva implantação do novo esquema de trabalho a partir do mês seguinte”.

Das 906 contratações já efetivadas, 692 foram em Sorocaba (no total serão 636) e 214 em Porto Feliz (total de 229). Só falta, portanto, a efetivação de mais 44 e 15 trabalhadores, respectivamente. A montadora informa que só mesmo a partir de novembro é que o volume de produção será efetivamente ampliado. A capacidade anual do complexo industrial de Sorocaba subirá de 108 mil para 160 mil veículos por ano.

LEIA MAIS

Toyota contratará 870 trabalhadores para operar em três turnos

As contratações em Sorocaba estão dentro do previsto inicialmente pela Toyota e as de Porto Feliz até superaram a expectativa inicial, que era de 130 novos empregos. A partir de um aporte em curso de R$ 600 milhões, a fábrica de motores do interior paulista terá capacidade duplicada. Lá são feitos os motores flex fuel e a gasolina Dual VVTi, de 1.3L e 1.5L, que equipam Etios e Yaris.


Foto: Divulgação/Toyota

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!