Desde 2013 estabelecida no Brasil a Toyoda Gosei, pertencente ao grupo Toyota e operação conhecida aqui como GDBR Industria e Comércio de Componentes Químicos, vai expandir a capacidade produtiva de sua fábrica em Itapetininga, SP.

Segundo a empresa, a decisão, anunciada nesta segunda-feira, 27, no Japão, se deve ao crescimento das vendas de airbags e outros sistemas de segurança na América do Sul.

A ampliação da produção,  que deve estar concluída no fim de 2024, implicará no aumento da área construída de 18 mil para 22,8 mil metros quadrados,  da mudança de layout de toda a planta e na incorporação de novos equipamentos e maquinários para fabricação de airbags e volantes.

A GDBR conta com 449 funcionários e demandou investimento inicial de  R$ 90 milhões. A empresa não informa qual é a atual ou qual será, após a ampliação, a futura capacidade da unidade inaugurada em 2016, após três anos da compra do terreno de 220 mil metros quadrados.

“Desde então, tem aumentado a produção e as vendas centradas em produtos para interiores e exteriores e produtos de borracha para vedação de portas e janelas”, afirma a empresa, que espera crescimento sustentado na América do Sul e que manterá foco de atuação especialmene em sistemas de segurança.

Fundado em 1949 no Japão, o grupo tem 64 empresas e reúne perto de 40 mil funcionários em dezessete países. A operação brasileira é primeira na América do Sul e fornece seus produtos para as plantas da Toyota no Brasil e Argentina, e também para a Honda brasileira.

LEIA MAIS

→ Autopeças começam 2023 com déficit menor

→ ZF investe na nacionalização de componentes de airbags


Foto: Reprodução

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!