Além de paralisar suas atividades na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, de 22 de fevereiro a 3 de março, a Volkswagen acaba de anunciar férias coletivas em duas outras unidades industriais do grupo, a de São José dos Pinhais, PR, e a de São Carlos, no interior paulista, onde produz motores.

A única fábrica da montadora no País que não vai suspender operações é a Taubaté, SP, que trabalhará normalmente em fevereiro, com dois turnos de produção. Como essa unidade é responsável desde dezembro pela produção do Polo Track, que está chegando ao mercado brasileiro com a missão de substituir o recém-aposentado Gol, é bem possível que a Volkswagen esteja priorizando o seu abastecimento em detrimento das demais.

Em comunicado atualizado nesta quinta-feira, 9, a empresa reforça que “os dias de parada já estavam programados desde o ano passado e fazem parte da estratégia da montadora de flexibilização nos processos produtivos devido ao fornecimento de componentes”.

O problema é a falta de semicondutores, que afeta a indústria automotiva mundial desde 2021 e teve seu período mais crítico entre o segundo semestre daquele ano e o primeiro de 2022.

A planta paranaense, que abriga a linha do e SUV T-Cross, vai suspender operações no mesmo período da localizada no ABC paulista. Já os funcionários de São Carlos terão férias coletivas a partir do próximo dia 2o, com retorno no mesmo dia das outras duas.

LEIA MAIS

VW para 10 dias no ABC paulista por falta de semicondutores

Polo Track chega em fevereiro por R$ 80 mil


Foto: Divulgação/Polo Track

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!