Apresentado ao setor de transporte de passageiros brasileiro na LatBus 2022, o BZL, primeiro chassi de ônibus 100% elétrico da Volvo, inicia neste ano uma programação de testes na região da América do Sul.

O modelo estará em operações reais em operadoras de cidades como Santiago, no Chile, Bogotá, na Colômbia, e em três das maiores capitais do País: Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Desenvolvido para atender demandas de cidades que ambicionam a descarbonização no transporte público sobre rodas, o BZL foi lançado oficialmente na Europa em 2021 e já integra frotas urbanas no Reino Unido e na Austrália.

De acordo com a necessidade da operação, o modelo pode ser equipado com três ou cinco pacotes de baterias de 94 kWh cada, o que proporciona capacidade de armazenamento de energia para até 300 km de autonomia. O veículo traz dois motores elétricos, cada um deles gera 200 kW de potência e 800 Nm (81,6 kgfm) de torque. O chassi ainda aceita carrocerias de 9 a 13,2 metros de comprimento, podendo levar até 90 passageiros.

Projetado para serviços urbanos, a Volvo promete flexibilidade para o operador do transporte. As baterias podem ser recarregadas no período noturno, na garagem da empresa, ou receber recargas rápidas de seis minutos nos pontos finais das linhas por meio de dispositivo no teto.

LEIA MAIS

→LatBus 2022 semeia o terreno para nova etapa da mobilidade

→Volvo estima mercado de caminhões 23% menor em 2023


Foto: Volvo/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!