Balanço financeiro do exercício de 2022 da Marcopolo, apresentado na terça-feira, 28, fortalece sinais da retomada das vendas de ônibus depois de a demanda ter desaparecido com a pandemia da Covid-19.

No ano passado, a gigante do segmento apurou receita líquida de R$ 5,4 bilhões, resultado 54,8% superior ao registado em 2021. Na composição do valor, R$ 3,1 bilhões representaram vendas domésticas, 58,7% do total, e R$ 2,2 bilhões provenientes dos negócios no exterior, participação de 41,3%.

O lucro bruto totalizou R$ 829,5 milhões, uma variação de 132,9% na comparação com 2021, representando 15,3% da receita líquida. O EBITDA alcançou R$ 385,6 milhões em 2022, com margem de 7,1%. No ano, a empresa obteve lucro líquido de R$ 436,8 milhões, crescimento de 21,9% na comparação com 2021 e margem líquida de 8,1%.

De acordo com a Marcopolo, o desempenho reflete o aumento de produção de 31,1% sobre 2021, para 14,7 mil unidades, das quais 86,6% manufaturadas no Brasil e 13,4% no exterior. Para exportação foram fabricadas 2,1 mil unidades em 2022, volume 13,9% maior em relação 2021, quando acumulou 1,8 mil unidades.

“Os números de 2022 reforçam que começamos a colher os frutos de um plano de transformação cultural e estrutural que promovemos nos últimos dois anos”, resume em nota James Bellini, CEO da Marcopolo. “Otimizamos nossos investimentos, reestruturamos nossas operações e apresentamos ao mercado importantes lançamentos, como a Geração 8 de veículos rodoviários e o Attivi integral Marcopolo, um ônibus 100% elétrico com chassi e carroceria da marca.”

Para a empresa, a retomada do mercado, aliada à evolução do mix de vendas e o acréscimo de volumes de produtos com maior valor agregado, ajudou a companhia na recomposição das margens e na manutenção da liderança de mercado de carrocerias para ônibus, com a participação de 53,5%.

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Foto: Marcopolo/Divulgação

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