Adalberto Maluf Filho deixará oficialmente a presidência da ABVE, Associação Brasileira de Veículos Elétricos, na próxima sexta-feira, 24.

O dirigente já informara ao conselho da entidade na semana passada sua decisão de aceitar o convite para comandar a Secretaria Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Na sexta-feira, o conselho da ABVE se reunirá para definir uma data — necessariamente, pelo estatuto, até 15 de abril— para a escolha de um novo presidente que complementará o mandato de dois anos de Maluf, que se encerrará em abril de 2024.

O dirigente vinha ocupando a presidência da entidade desde 2020 e foi reeleito no ano passado. Também atuava pela BYD há nove anos, desde a chegada da fabricante de ônibus chinesa no Brasil e que, depois de iniciar a importação de veículos de modo mais intenso em 2022, agora negocia fábrica para produção local de seus carros elétricos a bateria.

No ano passado, o executivo licenciou-se do cargo de diretor de Marketing e Sustentabilidade da empresa para se candidatar a deputado federal. Procurada por AutoIndústria, a BYD disse ainda não ter definido um nome para substituir Maluf.


Foto: Divulgação

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!