Com preços a partir de R$ 298.200 na versão minibus vidrada e de R$274.500 na furgão, a linha Ford Transit passa a ter opção de transmissão automática a partir de agora. As novas apções já podem ser encontrada na rede de concessionárias da marca, que conta com perto de 100 pontos de venda no País.

Durante a apresentação dos novos modelos, os executivos da montadora garantiram que a oferta da transmissão automática em vans é pioneira no Brasil. Sem revelar estimativa de venda e nem mix entre câmbio manual e automático a partir de agora, o vice-presidente da Ford para a América do Sul, Rogelio Golfarb, admitiu que o objetivo, ao ampliar a gama, é ganhar participação no segmento e também no mercado brasileiro.

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Ford Pro, de olho no cliente comercial

O objetivo, segundo Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul. é oferecer o máximo de desempenho, economia e produtividade ao negócio do cliente comercial:

“Com conversor de torque, a nova transmissão de dez marchas garante uma direção mais eficiente e confortável, que contribui para diminuir o custo total de operação. Por não requerer a troca do kit de embreagem, ela exige menos paradas de serviço e contribui para reduzir em cerca de 70% o custo de manutenção do sistema de transmissão”.

Segundo o executivo, a Transit Automática chega na mesma faixa de preço da principal concorrente com transmissão manual. Inclui as versões minibus, com 15 ou 18 passageiros e vidrada, e furgão longo com teto alto (L3H3), com capacidade de 12,4 m3. Junto com essa nova linha, que é produzida no Uruguai, a empresa apresentou o Ford Pro, nova estrutura criada exclusivamente para atender o cliente comercial.

Além da linha Transit, lançada no Brasil há 18 meses, o Pro Ford também destina-se aos consumidores da picape Ranger e futuramento aos Transit Chassi, que chega no segundo semestre deste ano, e da E-Transit, 100% elétrica. A Ford atua hoje no mercado brasileiro apenas com produtos importados, investindo assim em nichos específicos, sendo o principal deles exatamente o de comerciais leves.

De acordo com Matias Guimil, gerente de estratégia de produto, a transmissão automática da Transit utiliza uma programação adaptativa de mudança em tempo real, que seleciona a marcha ideal para otimizar o desempenho e a economia de combustível em cada cenário de direção.

“Junto com o moderno motor 2.0 EcoBlue diesel, com 165 cv (@ 3.500 rpm) e torque de 39,7 kgfm (@ 1.750–2.750 rpm), ela garante força em aclives, segurança em declives e ultrapassagens, melhorando ainda mais a dirigibilidade, uma das características
mais elogiadas da van”, destaca Guimil.

A linha Transit vem de série com controle eletrônico de estabilidade e anticapotamento, controle de carga adaptativo, estabilização de vento lateral e assistente de partida em rampa (Sistema AdvanceTrac), computador de bordo com tela de 2,3”, multimídia SYNC Move com tela de 8”, Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré com sensor de estacionamento.


Fotos: Divulgação/Ford

Alzira Rodrigues
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