Na contramão das projeções de mais uma safra recorde de grãos este ano, com total de 302 milhões de toneladas, a venda de máquinas agricolas mantém processo de desaceleração. Balanço da Anfavea relativo ao primeiro bimestre indica queda de 15,9% em relação ao mesmo período de 2022, com 7,9 mil tratores e colheitadeiras comercializadas nos dois primeiros meses de 2023.

O problema, segundo a Anfavea, é a piora das condições de crédito. Os fabricantes esperam pela definição de taxas mais atrativas a serem oferecidas ao produtor no Plano Safra. As vendas até cresceram em março com relação a fevereiro, movimento decorrente basicamente do menor número de dias úteis no mês do Carnaval.

A alta foi de 30% , com 4.485 e 3.453 máquinas agrícolas respectivamente. No comparativo com fevereiro do ano passado (5.772 unidades) verifica-se queda de 22,3%. Também é negativo o balanço de máquinas rodoviárias. Com 4.531 retroescavadeiras, pás-carregadeiras de rodas, motoniveladoras e rolos compactadores vendidas no bimestre, retração de 7,2%.

Ao divulgar os números do setor, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, mostrou confiança na retomada do setor a partir de definições na área de crédito e, especialmente, da realizaçao da Agrishow 2023, o mais importante evento do gênero na América Latina.

Em sua 28ª edição, a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação acontece de 1º a 5 de maio na – Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321, em Ribeirão Preto (SP). Ohorário é das 9h às 18h.

LEIA MAIS

Produção de pesados em estado de atenção

Oito fábricas paradas e dois cancelamentos de turno

Carro verde de entrada, o nome do possível futuro popular

Serão mais de 800 marcas presentes no evento, entre nacionais e internacionais, que terá área total de 530 mil m2. No ano passado, a feira gerou negócios da ordem de R$ 11,24 bilhões. Para este ano, espera-se um público de mais de 190 mil pessoas, do Brasil e do Exterior, com perspectiva de superar o volume de vndas da edição anterior.


Foto: Divulgação/Case

 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!