Mercado

Setor automotivo argentino fecha o trimestre aquecido

Produção, exportação e vendas encerraram o período com crescimentos de dois dígitos

As atividades do setor automotivo na Argentina fecharam o primeiro trimestre em trajetória de crescimento. No chão de fábrica, a produção nos primeiros meses somou 134,5 mil automóveis e comerciais leves, volume 28,1% superior ao anota um ano antes, de 105 mil.

Somente em março, com 22 dias úteis, as fabricantes produziram 61,1 mil unidades, altas de 32% em relação a fevereiro (46,2 mil) e de 25,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado (48,7 mil).

Nas exportações, o trimestre encerrou com expansão de 25,6%. Foram embarcadas 67,7 mil unidades frente a 53,9 mil despachadas nos três primeiros três meses de 2022.

Em março, as fabricantes argentinas exportaram 32,4 mil unidades, 35,3% acima do volume de fevereiro (23,9 mil) e 37,7% maior em relação há um ano (24,6 mil).

“Os volumes registrados pelo setor no primeiro trimestre sustentam a tendência de crescimento que havíamos antecipado para 2023. Este resultado ressalta a importância do trabalho conjunto da cadeia de valor, o diálogo permanente e a articulação pública-privada”, resumiu em nota Martín Galdeano, presidente da Adefa.

Por fim, a rede de concessionárias recebeu no primeiro trimestre 90,3 mil automóveis e comerciais leves, 13,7% a mais sobre as 79,4 mil unidades faturadas um ano antes. Apenas em março, as fabricantes entregaram às lojas perto de 38,1 mil veículos, 26,4% acima das vendas de fevereiro (30,1 mil) e 12,6% maior sobre o mês do ano passado (33,8 mil).

LEIA MAIS

→Produção argentina de veículos cresce 30% no primeiro bimestre


Foto: Volkswagen//Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

BYD lidera ranking de sustentabilidade da Kantar no Brasil

Pesquisa ouviu 1,5 mil consumidores sobre 180 marcas

% dias atrás

Excesso de confiança nos recursos de segurança pode aumentar acidentes

Especialistas em segurança viária são mais precavidos do que motoristas consultados em estudo global

% dias atrás

Valvoline amplia vendas em 45,6% no semetre

A demanda por lubrificantes sintéticos nacionais foi a que mais cresceu, com alta de 217%

% dias atrás

No consórcio, tíquete médio dos pesados é o que mais cresce

A alta, no comparativo anual, é de 21,7%, de R$ 92,3 mil para R$ 112,3…

% dias atrás

JAC Caminhões inicia distribuição de seus veículos 

Linha tem quatro modelos a diesel que serão negociados em rede de 30 revendas

% dias atrás

BMW reduzirá em até 8 mil empregos seu quadro mundial

Cortes devem ocorrer até 2027 e representam mais de 5% da força de trabalho

% dias atrás