Mercado

Mercado europeu de automóveis fecha trimestre em alta de 17,5%

Demanda por elétricos avança 33% e alcança 13% das vendas totais

Balanço do encerramento do primeiro trimestre das vendas de automóveis novos na Europa registrou alta de 17,5%, para 3,23 milhões de unidades ante 2,75 milhões anotados no mesmo período do ano passado. Os números consolidados pela Acea, a associação das fabricantes da região, dizem respeito às entregas na União Europeia, Reino Unido e bloco da EFTA.

Somente em março, o crescimento nas vendas também foi de expressivos 26,1% com 1,42 milhão de automóveis contra 1,12 milhão vendidos um ano antes.

Apesar dos modelos com motor a gasolina ainda dominarem os emplacamentos, com 37,8% do mercado, as vendas de elétricos no período avançaram de maneira significativa. No primeiro trimestre, o consumidor europeu absorveu 433,2 mil unidades de carros acionados por bateria, volume 33,2% superior ao registrado um ano antes, de 325,2 mil.

O desempenho permitiu alcançar participação de 13,4%, aumento perto de dois pontos porcentuais em relação ao fechamento dos três primeiros meses do ano passado.

No ranking de vendas, o Grupo Volkswagen encerrou o trimestre na liderança com 25,3% do mercado ao entregar 818,9 mil veículos no período, em alta de 24,4%.

Na vice-liderança, a Stellantis participou com 17,8% das vendas, com 574,8 mil unidades negociadas, em alta de 9,7%. O Grupo Renault completa o pódio com fatia de 8,5% do mercado ao computar 306,3 mil automóveis vendidos no trimestre, crescimento de 26,4%.

LEIA MAIS

→Venda de automóveis na Europa segue curso de alta


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Cuiabá renova frota de ônibus com a Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás

As “sete fendas” do Jeep Avenger

Herlander Zola divulga esboço da frente do modelo na mídia social, enfatizando lançamento em breve

% dias atrás

Marco Wörner assume como CFO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

Com quase 20 anos de trajetória no grupo, executivo lidera reestruturação financeira e governança da…

% dias atrás

Nissan negocia operação argentina com dois grupos

São eles o Simpa e o Tagle. A ideia é mudar o modelo de distribuição,…

% dias atrás

Case apresenta pá carregadeira a etanol na Agrishow 2026

Modelo pretende atrair o setor sucroalcooleiro produtor do próprio combustível

% dias atrás

BYD anuncia 3º turno em Camaçari e novas contratações

São 1.654 vagas destinadas prioritariamente a profissionais da região

% dias atrás