Balanço das vendas de automóveis consolidado pela Acea, associação dos fabricantes da Europa, sinaliza que o consumidor começou o ano com apetite para as compras. Em fevereiro, os licenciamentos na União Europeia, Reino Unido e países do bloco EFTA somaram 902,7 mil carros, volume 12,2% superior ao anotado no mesmo período do ano passado.

Com as vendas parciais do mês, o primeiro bimestre fechou com o registro de 1,81 milhões de automóveis vendidos, alta de 11,5% em relação há um ano, quando acumulou 1,62 milhão de unidades.

De acordo com avaliação da Acea, o período apresentou um desempenho robusto, com alta de dois dígitos nos dois primeiros meses. Considera, no entanto, que o resultado do crescimento, além do aumento da demanda, também decorre de uma base baixa de comparação. Cabe lembrar que a indústria automotiva enfrentou o pior momento da crise escassez de semicondutores ao longo do primeiro semestre de 2022.

No pódio das três fabricantes que mais vendem da Europa, o Grupo Volkswagen chegou ao fim do primeiro bimestre com 26% de participação, ao contabilizar 473,3 mil carros vendidos, em alta de 18%.

A Stellantis, na vice-liderança, garantiu 18% das vendas com 323,8 mil unidades negociadas, volume que representou leve expansão de 1%. Na terceira posição, o Grupo Renault obteve crescimento de 26% com 186,1 mil automóveis entregues, volume que representou 10% das vendas.

LEIA MAIS

→Mercado de automóveis da Europa inicia o ano aquecido


Foto: Acea/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!