O comportamento das vendas de automóveis na Europa começa o ano com sinais de retomada na oferta, indício de que embora ainda persista a escassez de semicondutores, a crise se mostra atenuada.

De acordo com o balanço da Acea, associação dos fabricantes de veículos, as entregas em janeiro somaram 911 mil unidades, 10,7% superior ao volume registrado no mesmo mês do passado, de 822,7 mil automóveis. Os números contabilizam os países da União Europeia, Reino Unido e o bloco da EFTA, Associação Europeia de Livre Comércio (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça).

Em entidade pondera em nota, no entanto, que a alta se deve em grande parte a uma base de comparação muito pequena. Afinal, as vendas de janeiro de 2022 foram as menores já registrada para o mês.

O avanço da participação de automóveis eletrificados na região destaque no relatório da Acea. No mês passado, as entregas de modelos 100% elétricos cresceram 13,9% sobre janeiro de 2022, para 93,5 mil unidades, o que representou 10,3% do total das vendas de carros.

A demanda por híbridos elétricos também anotou um crescimento expressivo de 21,8% com 244,4 mil unidades entregues, ou 26,8% do mercado. Por sua vez, as vendas de híbridos do tipo plug-in recuaram em janeiro 9,2%, para 64,4 mil modelos, uma fatia de 7% do mercado.

Carros movidos a gasolina ainda seguem com a maior participação. Em janeiro, as vendas registraram alta 12,3%, para 353,3 mil unidades, volume que representou 38,8% das vendas na região.

Por fim, os automóveis com motor diesel mostraram que ainda têm parcela considerável nas vendas. Embora os emplacamentos tenham anotado queda de 2,4% em janeiro, com 127,7 mil unidades, o volume representou 14% do total de negócios.

LEIA MAIS

→Mercado europeu de automóveis encerra 2022 com queda perto de 5%

→União Europeia pode “enterrar” motores a combustão até 2035


Foto: Acea/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!