A Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) consolida o balanço do primeiro trimestre com resultado negativo nas vendas totais. No período, o mercado transportador de carga incorporou à frota 35,9 mil produtos pesados e leves, volume 4,3% inferior ao registrado um ano antes, quando as entregas totalizavam 37,5 mil unidades.

Do total negociado de janeiro a março, as vendas de reboques e semirreboques somaram 22,1 mil unidades, em alta de quase 6% sobre as 20,8 mil negociadas nos mesmos três meses do ano passado. No trimestre, o segmento de pesados representou 61,6% do mercado.

LEIA MAIS

→Anfir: primeiro bimestre em alta de 2,8%.

Ainda que com maior participação e em crescimento, os emplacamentos de pesados não anulam o desempenho negativo pelo qual atravessa os produtos não licenciados. As vendas de carroceria sobre chassi encerraram o primeiro trimestre em queda de 17% com 13,8 mil unidades entregues ante 16,6 mil anotadas há um ano.

De acordo com a Anfir, no entanto, esse cenário vem mudando ao longo últimos meses, com um crescimento médio de 400 unidades a mais a cada mês. “Trata-se de um indicativo que mostra que o setor pode estar entrando na mesma rota positiva em que se encontra o segmento pesado”, avalia José Carlos Spricigo, presidente da Anfir.


Foto: Librelato/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!