Os números ainda são preliminares, podem variar ligeiramente. Mas é certo que os licenciamentos de automóveis e comerciais leves em abril superaram 151,6 mil unidades.

O resultado representa recuo da ordem de 19% sobre o total negociado em março, quando 186,6 mil unidades foram emplacadas. A comparação como o mesmo mês do ano passado, porém, indica evolução de cerca de 11%.

O primeiro quadrimestre também mostra desempenho superior frente aos primeiros quatro meses de 2022, período de produção e oferta comprometidas sobretudo pela falta de componentes e fábricas paralisadas. Já foram licenciadas de jnaeiro a abril deste ano perto de 588,4 mil unidades ante 510,8 mil do mesmo período ano passado, crescimento acima dos 15% .

É, porém, praticamente o mesmo resultado de 2020 (584 mil) e muito aquém dos 661,7 mil veículos do primeiro quadrimestre de 2021. Em 2019,  último ano pr-epandemia, mais de 801 mil veículos foram negociados nos  primeiros quatro meses.

A grande participação das vendas no atacado reforçam a percepção de que os negócios no varejo seguem comprometidos pelos preços elevados e especialmente pelas altas taxas de juros. Em abril, alavancadas pelas aquisições das locadoras de veículos,  as vendas  diretas representaram a metade dos emplacamentos.

LEIA MAIS

→ Mercado automotivo reage às promoções e cresce em março

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!