Indústria

Lula participará da reunião do dia 25 na Fiesp

Presidente da Anfavea também estará presente no encontro que anunciará medidas para reativar a produção industrial, inclusive de veículos

A Fiesp, Federação da Indústria do Estado de São Paulo, confirmou a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e alguns dos seus principais ministros no evento Dia da Indústria que acontece na quinta-feira, 25.

Dentre os presentes estarão também o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, e o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, que prometeu para essa data o anúncio de medidas de reindustrialização do País, inclusive algumas de incentivo ao mercado de veículos.

Há grande expectativa de que ele anuncie algo sobre o resgate do carro popular, nem que seja a criação de um grupo de trabalho para avaliar o tema. A Anfavea não vem participando diretamente do debate, alegando que questões relativas a produtos e preço são do âmbito individual das montadoras.

Há informações na indústria, contudo, que o governo quer maior envolvimento das entidades do setor, incluindo a própria Anfavea e o Sindipeças, além da Fenabrave que, a princípio, teria sido a responsável pela apresentação da proposta do carro popular.

A Stellantis, que reúne marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, já manifestou apoio oficial ao projeto e seu presidente para a América do Sul, Antonio Filosa, disse que a empresa teria como lançar um carro de entrada acessível se o tema for levado adiante pelo governo.

LEIA MAIS

Como resgatar o carro de entrada, antes chamado popular?

→Brasil, o país da jabuticaba. E por que não do carro popular?

À espera do dia 25, locadoras suspendem compra de veículos

Governo deve anunciar carro popular, mais acessível, dia 25

A organização do evento de quinta-feira, que acontece das 9h às 17h, está nas mãos da Fiesp, Ciesp, BNDES e Cebri. Oficialmente, a informação é de que serão debatidos temas relevantes como uma nova política industrial, a reforma tributária para o crescimento econômico, a desindustrialização e os novos desafios da geopolítica e do reshoring, o financiamento para o desenvolvimento da indústria e o fortalecimento das pequenas e médias empresas.

Também estão confirmados para a abertura, além do presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, e os nomes já citados, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Do evento também vão participar especialistas internacionais como Mario Cimoli, da Sant’Anna School of Advanced Studies, e Robert Wade, da London School of Economics and Political Science.


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Nova portaria do Mover alia Brasil às tendências globais

Regulamentação complementar dispõe sobre procedimentos a serem observados para as metas de eficiência energética

% dias atrás

Maru Escobedo assume BMW Group na América Latina

Executiva responderá interinamente pela operação brasileira até a nomeação de seu substituto

% dias atrás

Jeep Compass ganha motor Hurricane Turboflex 2.0

Versão Blackhawk Flex custa R$ 274.290 e entrega 272 cv de potência

% dias atrás

Grupo Redentor renova a frota com 109 ônibus da Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás

Ricardo Porto passa a responder pelo financeiro da Cantu

Vitor Leme que seguirá à frente da unidade de negócios focada no varejo físico,

% dias atrás

Aumovio demitirá 4 mil funcionários até o fim do ano

Cortes atingirão especialmente as áreas de pesquisa e desenvolvimento

% dias atrás