A Fiesp, Federação da Indústria do Estado de São Paulo, confirmou a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e alguns dos seus principais ministros no evento Dia da Indústria que acontece na quinta-feira, 25.

Dentre os presentes estarão também o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, e o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, que prometeu para essa data o anúncio de medidas de reindustrialização do País, inclusive algumas de incentivo ao mercado de veículos.

Há grande expectativa de que ele anuncie algo sobre o resgate do carro popular, nem que seja a criação de um grupo de trabalho para avaliar o tema. A Anfavea não vem participando diretamente do debate, alegando que questões relativas a produtos e preço são do âmbito individual das montadoras.

Há informações na indústria, contudo, que o governo quer maior envolvimento das entidades do setor, incluindo a própria Anfavea e o Sindipeças, além da Fenabrave que, a princípio, teria sido a responsável pela apresentação da proposta do carro popular.

A Stellantis, que reúne marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, já manifestou apoio oficial ao projeto e seu presidente para a América do Sul, Antonio Filosa, disse que a empresa teria como lançar um carro de entrada acessível se o tema for levado adiante pelo governo.

LEIA MAIS

Como resgatar o carro de entrada, antes chamado popular?

→Brasil, o país da jabuticaba. E por que não do carro popular?

À espera do dia 25, locadoras suspendem compra de veículos

Governo deve anunciar carro popular, mais acessível, dia 25

A organização do evento de quinta-feira, que acontece das 9h às 17h, está nas mãos da Fiesp, Ciesp, BNDES e Cebri. Oficialmente, a informação é de que serão debatidos temas relevantes como uma nova política industrial, a reforma tributária para o crescimento econômico, a desindustrialização e os novos desafios da geopolítica e do reshoring, o financiamento para o desenvolvimento da indústria e o fortalecimento das pequenas e médias empresas.

Também estão confirmados para a abertura, além do presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, e os nomes já citados, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Do evento também vão participar especialistas internacionais como Mario Cimoli, da Sant’Anna School of Advanced Studies, e Robert Wade, da London School of Economics and Political Science.


 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!