A General Motors decidiu paralisar a produção de sua fábrica em São José dos Campos, SP, pode dez dias. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, a montadora justifica a queda da demanda para interromper a produção da picape S10. Na unidade são produzidos ainda o utilitário esportivo Trailblazer, motores e transmissões.

A medida vai atingir os trabalhadores da linha de montagem e áreas coligadas. Perto de 2,7 mil trabalhadores ficarão em casa entre os dias 12 e 23 de junho, com retorno previsto para o dia 26.  Durante esse período — que será remunerado e, posteriormente, compensado — deixarão de ser fabricados perto de 3 mil veículos, calcula o sindicato.

Por conta do comunicado da montadora, metalúrgicos da unidade industrial realizam assembleias nesta quinta-feira, 1, para avaliação do quadro. A GM conta com 4 mi  funcionários na planta do Vale do Paraíba.

A nova paralisação acontece menos de dois meses depois das férias coletivas implantadas na fábrica, entre 27 de março e 11 de abril. Na época, os metalúrgicos entraram em estado de greve contra demissões que a montadora vinha realizando sob o argumento de “readequar a produção”. Desde então, não houve mais cortes, afirma o sindicato.

“Se existe queda na produção, a GM tem de se reunir com o sindicato e buscar alternativas que não atinjam os trabalhadores. Os metalúrgicos estão mobilizados e irão à luta contra qualquer medida que leve a perda de direitos ou empregos”, afirma Valmir Mariano,  vice-presidente da entidade.

LEIA MAIS

→ GM lançará Blazer e Equinox elétricos no Brasil em 2024

→ Trabalhadores da GM conquistam estabilidade até 19 de abril

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!