O mercado de carros na Europa segue em alta demanda, embora ainda abaixo dos volumes anotados antes da pandemia. Segundo o relatório da associação das fabricantes do continente, Acea, em maio as vendas de automóveis somaram mais de 1,12 milhão de unidades, crescimento de 18,2% sobre as 948,8 mil registradas há um ano. Com isso, o mês passado completou dez meses consecutivos de resultados positivos na região.

No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, os mercados europeus, o inclui os países da União Europeia, Reino Unido e bloco da associação de livre comércio EFTA, absorveram 5,32 milhões de automóveis, volume 17,4% superior ao do mesmo período de 2022, de 4,53 milhões.

O desempenho apresentado no mês passado também acentuou a contínua trajetória de crescimento da demanda pelo automóvel 100% elétrico. No período foram entregues 170,3 mil unidades, alta expressiva de 65,6% se comparado ao volume negociado em maio do ano passado, de 102,9 mil.

No ano, os carros acionados por bateria vendidos acumularam 730,1 mil unidades vendidas, além de expressar alta de 42,3% em relação a um ano, representou 13,7% do mercado total, aumento de quase 2,5 pontos porcentuais.

São as vendas de híbridos elétricos, no entanto, as mais representativas dentre as ofertas de carros com tecnologia de redução emissão. No caso, as entregas dos cinco meses somaram 1,37 milhão, expansão interanual de 26,3% e participação nas vendas perto de 26%.

Os carros a gasolina ainda dominam a preferência. Até maio as 2 milhões de unidades vendidas representaram 37% do mercado, além de alta de 16%. Mas os carros a diesel já sinalizam decadência com participação cada vez menor. Nos cinco meses do ano, as vendas totalizaram 692,7 mil unidades, uma queda de 1,3% e participação de 13%, enquanto no mesmo período de 2022, anotava fatia de 15,5%.


Foto: Acea

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!