Produto

Segunda geração do Ford Territory chega este ano

SUV é produzido na China em parceria com a Jiangling

A Ford confirmou, para o segundo semestre, o lançamento no mercado brasileiro da nova geração do Territory, SUV produzido na China. O modelo mudou bastante interna e externamente. Em  nada lembra a primeira geração, lançada aqui em 2020.

Na verdade, trata-se de um outro carro, com carroceria mais comprida, mais alta e de maior distância entre-eixos — o que naturalmente amplia espaço e conforto internos —, ainda que desenvolvido e fabricado novamente com a parceira chinesa JMC, a Jiangling Motors, também responsável pelo primeiro Terrytory.

A Ford adiantou apenas que o SUV terá faróis e lanternas full-LED e rodas de liga leve de 19 polegadas, além do motor EcoBoost mais potente.

 

 

Apesar dessa nova investida, não caberá ao novo representante da Ford outro papel que não o de coadjuvante em segmento que conta com produtos nacionais, como Jeep Compass, Corolla Cross ou Tiggo 7, e outros tantos importados.

O que não deve preocupar a importadora, focada mesmo na venda de comerciais leves. Desde que decidiu concentrar sua produção mundial em picapes e SUVs, a Ford passou a ter participação irrisória em veículos de passeio no Brasil, onde também parou de produzir em 2021, após um século.

O cardápio de produtos desde então tem, além do próprio Territory, somente outro SUV, o mexicano Bronco, e o esportivo de nicho Mustang.

Somados, os três veículos chegaram a menos de 3 mil unidades vendidas ao longo de 2022, com o Territory representando exato um terço, 978 licenciamentos, média mensal inferior de 81 unidades.

LEIA MAIS

→ Ford inaugura fábrica de US$ 2 bilhões para produção de elétricos na Alemanha

→ Ford mostra nova Ranger e projeta crescer 20% no Brasil

No mesmo período, a marca negociou 17,8 mil veículos utilitários, com a picape Ranger liderando as vendas com 14,3 mil unidades entregues, dez vezes mais do que todos os carros de passeios licenciados.

No primeiro semestre deste ano a situação não é muito diferente. Dos mais de 12,2 mil licenciamentos de produtos Ford, menos de 1,3 mil foram automóveis de passeio, sendo 577 unidades do Territory.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

BYD lança picape híbrida plug-in no México

É a primeiro vez que a fabricante de eletrificados estreia um modelo fora da China

% dias atrás

Montadoras já têm produção afetada por causa das chuvas no RS

Situação mais grave é a da GM. Mas VW programa férias coletivas e Mercedes-Benz e…

% dias atrás

Stellantis trará para o Brasil elétricos da Leapmotor no último trimestre

Modelos chineses complementarão oferta das demais marcas do grupo

% dias atrás

VWCO inicia produção de veículos na Argentina

Operação começa com quatro modelos de caminhões e um chassi de ônibus

% dias atrás

Estados Unidos elevam tarifa sobre carros chineses a 100%

Índice é o quádruplo do que vinha sendo praticado para elétricos do país asiático até…

% dias atrás

Perda da produção da Renault é estimada em 4 mil veículos

Greve completou cinco dias úteis e só na quinta-feira haverá nova assembleia para definir rumo…

% dias atrás