A Ford confirmou, para o segundo semestre, o lançamento no mercado brasileiro da nova geração do Territory, SUV produzido na China. O modelo mudou bastante interna e externamente. Em  nada lembra a primeira geração, lançada aqui em 2020.

Na verdade, trata-se de um outro carro, com carroceria mais comprida, mais alta e de maior distância entre-eixos — o que naturalmente amplia espaço e conforto internos —, ainda que desenvolvido e fabricado novamente com a parceira chinesa JMC, a Jiangling Motors, também responsável pelo primeiro Terrytory.

A Ford adiantou apenas que o SUV terá faróis e lanternas full-LED e rodas de liga leve de 19 polegadas, além do motor EcoBoost mais potente.

 

Ford Territory

 

Apesar dessa nova investida, não caberá ao novo representante da Ford outro papel que não o de coadjuvante em segmento que conta com produtos nacionais, como Jeep Compass, Corolla Cross ou Tiggo 7, e outros tantos importados.

O que não deve preocupar a importadora, focada mesmo na venda de comerciais leves. Desde que decidiu concentrar sua produção mundial em picapes e SUVs, a Ford passou a ter participação irrisória em veículos de passeio no Brasil, onde também parou de produzir em 2021, após um século.

O cardápio de produtos desde então tem, além do próprio Territory, somente outro SUV, o mexicano Bronco, e o esportivo de nicho Mustang.

Somados, os três veículos chegaram a menos de 3 mil unidades vendidas ao longo de 2022, com o Territory representando exato um terço, 978 licenciamentos, média mensal inferior de 81 unidades.

LEIA MAIS

→ Ford inaugura fábrica de US$ 2 bilhões para produção de elétricos na Alemanha

→ Ford mostra nova Ranger e projeta crescer 20% no Brasil

No mesmo período, a marca negociou 17,8 mil veículos utilitários, com a picape Ranger liderando as vendas com 14,3 mil unidades entregues, dez vezes mais do que todos os carros de passeios licenciados.

No primeiro semestre deste ano a situação não é muito diferente. Dos mais de 12,2 mil licenciamentos de produtos Ford, menos de 1,3 mil foram automóveis de passeio, sendo 577 unidades do Territory.


Foto: Divulgação

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!