BMW, General Motors, Honda, Hyundai, Kia, Mercedes-Benz e Stellantis estão juntos na criação de uma joint venture para desenvolver uma rede de ao mesmo 30 mil estações de carregamento alta potência para veículos elétricos na América do Norte. O objetivo é acelerar a transição do motor a combustão para os acionamentos a bateria, bem como oferecer mais conveniência e acesso aos eletropostos.

A rede será formada por recursos públicos e privados e acessível a todos os modelos de veículos elétricos de qualquer fabricante. O projeto reunirá nas estações tomadas tanto para o Combined Chargind System quanto para o North American Charging Standard (NACS).

A estimativa é de que as primeiras estações sejam entregues nos Estados Unidos no verão de 2024 e, em seguida, cheguem ao Canadá. Além da pretensão de providenciar alimentação da rede com energia renovável, a joint venture priorizará estações em locais que ofereçam conveniências e conforto, com cobertura, restaurantes e banheiros. Inicialmente, as estações estarão em áreas metropolitanas e ao longo de rodovias de alto fluxo.

Segundo comunicado, a atual infraestrutura de carregamento já se mostra inferior à demanda. Dados do Departamento de Energia dos EUA apontam que em julho de 2023 havia 32 mil carregadores rápidos disponíveis em rede pública para uso por 2,3 milhões de veículos elétricos, proporção de 72 veículos por carregador.

Estimativa do NREL (Laboratório Nacional de Energia Renovável) aponta que serão necessários 182 mil carregadores rápidos DC para atender de 30 a 42 milhões de veículos plug-in esperados nas ruas e estradas da região até 2030.

A joint venture deverá ser estabelecida ainda este ano, sujeita às condições habituais de conclusão e aprovações regulatórias.


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!