A Volkswagen aproveita o aniversário de 20 anos da tecnologia Total Flex para reforçar a importância do etanol no processo de descarbonização, atualmente em destaque nas ações do setor automotivo tanto na área produtiva como na de desenvolvimento de novos modelos.

Todos os seus veículos fabricados no Brasil sairão das linhas de montagem até dezembro com um selo comemorativo da data no vidro traseiro e um QR Code, ao lado, que direciona o novo proprietário de um carro da marca ao aplicativo do programa Abasteça Consciente.

Lançado durante o Rock in Rio de 2022, o programa Abasteça Consciente tem a função de incentivar a escolha do etanol no momento que o cliente abastece o seu Volkswagen.

No aplicativo, o consumidor pode fazer as contas com a calculadora digital para saber qual combustível é mais vantajoso: etanol ou gasolina.

A ferramenta visa ir além da questão financeira, mostrando não apenas o consumo mas também qual será a emissão de CO2 (dióxido de carbono) de acordo com o combustível escolhido, considerando a metodologia “poço-à-roda”.

Um pouco da história

O Gol Power 1.6 Total Flex, primeiro modelo no País capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção, foi lançado em março de 2003. Além de toda a sua gama de veículos nacionais com propulsores flexíveis, aEm m Volkswagen oferece ainda o Taos, fabricado na Argentina, também com essa tecnologia.

Em material divulgado nesta segunda-feira, 7, a montadora lembra que a investigação da possibilidade de usar misturas de etanol e gasolina teve início em 1992, juntamente com o desenvolvimento do sistema de injeção de combustível com controle digital.

“Já no início dos anos 2000, a decisão da Volkswagen em implementar o Total Flex foi suportada pela existência de infraestrutura estabelecida para o etanol, pelo interesse do consumidor, e pela maturidade da tecnologia de controle digital dos motores, desenvolvida ao longo da década de 1990”, relembra a empresa.

Houve várias evoluções ao longo dos anos, dentre as quais a tecnologia que acabou com o “tanquinho”, no qual se colocava gasolina para o motor ligar sem problemas no frio. O primeiro modelo a recebê-la foi o Polo eFlex, em 2009. Desde o lançamento do primeiro modelo flexível, a Volkswagen do Brasil já comercializou mais 8 milhões de veículos do gênero.


Foto: Divulgação/VW

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!