Números ainda sujeitos a pequenas variações indicam que os licenciamentos de veículos superaram ligeiramente as 78 mil unidades na primeira quinzena de agosto, segundo a Consultoria Marcelo Cavalcante.

O resultado é 30% inferior ao registrado em igual período de julho, quando os emplacamentos ainda refletiam os incentivos governamentais à venda de veículos até R$ 120 mil no mês anterior.

A Fiat, líder nos primeiros sete meses de 2023, permaneceu à frente na quinzena, com 17,1 mil automóveis e comerciais leves emplacados, seguida da Volkswagen (11,2 mil) e da General Motors (11,2 mil).

Toyota, com quase 8,1 mil licenciamentos, Hyundai (6,3 mil), Jeep (4,7 mil), Renault (4,3 mil), Honda (3,1 mil), Nissan (2,8 mil) e Peugeot (1,5 mil) completam o ranking das dez marcas mais vendidas.

Com exceção da Peugeot, que cresceu 17,5 % ante a primeira quinzena de julho, e da estabilidade da Jeep, todas as outras oito marcas registraram quedas acentuadas. A maior baixa coube à Hyundai, com vendas 55% menores.

A Volkswagen também viu seus emplacamentos recuarem 46%, assim como a Renault. Os licenciamentos da Fiat caíram 25% e os da GM, 30%. Honda, com recuo de 7%, e Toyota (-10%), sofreram menos.

Por outro lado, chama a atenção o desempenho da novata BYD, que somou 553 licenciamentos nos primeiros quinze dias de agosto, crescimento de 107%, o maior entre as mais de trinta marcas negociadas no Brasil.


Foto: Divulgação

George Guimarães
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