Empresa

Volvo adota uso de diesel renovável na fábrica de Curitiba

Iniciativa pioneira dentre as fabricantes de veículos no País, promete reduzir em 400 toneladas anuais a emissão de carbono da montadora

AVolvo passou a utilizar o diesel renovável R5 da Petrobras na fábrica de Curitiba (PR), em atividades como o primeiro abastecimento de caminhões e ônibus, testes no campo de prova e nos laboratórios. O combustível é resultado do coprocessamento do diesel mineral com o óleo vegetal.

De acordo com dados da Petrobras, o Diesel R5 tem potencial de evitar a emissão de uma tonelada de CO2 a cada 9,5 mil se comparado com o diesel 100% fóssil. Com iniciativa a da Volvo, pioneira dentre as montadoras no País, a fabricante calcula redução de 400 toneladas de emissão de carbono no por ano nas suas operações industriais no Paraná.

“Este é mais um passo em nosso compromisso com a transição energética para a descarbonização nos transportes”, resume em nota Alan Holzmann, diretor de estratégia de produto caminhões da Volvo. A empresa persegue meta global de reduzir em 50% as emissões de CO2 nos veículos da marca até 2030 e alcançar 100% até 2040.

O novo combustível se mostra como uma alternativa sustentável no ciclo diesel. Além de mitigar as emissões de gases de efeito estufa, o Diesel R5 pode ser misturado ao diesel convencional em qualquer proporção sem qualquer impacto prejudicial aos motores ou mesmo necessidade de adaptações. “Também não é necessário alterar nada na cadeia logística de distribuição ou nos processos de armazenamento”, assegura Holzmann.

O diesel com conteúdo renovável produzido pela Petrobras está disponível no mercado. Em 2023, a empresa ampliará em aproximadamente 150% sua capacidade de produção do diesel R5 na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária (PR). A utilização desta capacidade dependerá das condições de mercado.


Foto: Volvo/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Goiânia avança na requalificação do transporte com Marcopolo e Volvo

Sistema da Região Metropolitana ganha por 21 unidade de ônibus elétricos articulados e biarticulados

% dias atrás

Baterias íon-sódio ganharão mais participação nos elétricos chineses

Tecnologia é alternativa mais barata à química íon-lítio, hoje predominante

% dias atrás

América do Sul é a região de maior expansão do Grupo VW no mundo

Com Brasil na liderança e vendas totais de 569.174 unidades, expansão em 2025 sobre 2024…

% dias atrás

Brasil é o décimo mercado da Toyota, maior montadora mundial

Empresa vendeu 11,3 milhões de veículos em 2025, 4,6% a mais do que no ano…

% dias atrás

Fim da prova de baliza vai facilitar obtenção da CNH

Nove Detrans já eliminaram a obrigatoriedade de teste da manobra

% dias atrás

Carro híbrido estreia no Top 10 dos seguros mais acessíveis no País

Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista

% dias atrás