AVolvo passou a utilizar o diesel renovável R5 da Petrobras na fábrica de Curitiba (PR), em atividades como o primeiro abastecimento de caminhões e ônibus, testes no campo de prova e nos laboratórios. O combustível é resultado do coprocessamento do diesel mineral com o óleo vegetal.

De acordo com dados da Petrobras, o Diesel R5 tem potencial de evitar a emissão de uma tonelada de CO2 a cada 9,5 mil se comparado com o diesel 100% fóssil. Com iniciativa a da Volvo, pioneira dentre as montadoras no País, a fabricante calcula redução de 400 toneladas de emissão de carbono no por ano nas suas operações industriais no Paraná.

“Este é mais um passo em nosso compromisso com a transição energética para a descarbonização nos transportes”, resume em nota Alan Holzmann, diretor de estratégia de produto caminhões da Volvo. A empresa persegue meta global de reduzir em 50% as emissões de CO2 nos veículos da marca até 2030 e alcançar 100% até 2040.

O novo combustível se mostra como uma alternativa sustentável no ciclo diesel. Além de mitigar as emissões de gases de efeito estufa, o Diesel R5 pode ser misturado ao diesel convencional em qualquer proporção sem qualquer impacto prejudicial aos motores ou mesmo necessidade de adaptações. “Também não é necessário alterar nada na cadeia logística de distribuição ou nos processos de armazenamento”, assegura Holzmann.

O diesel com conteúdo renovável produzido pela Petrobras está disponível no mercado. Em 2023, a empresa ampliará em aproximadamente 150% sua capacidade de produção do diesel R5 na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária (PR). A utilização desta capacidade dependerá das condições de mercado.


Foto: Volvo/Divulgação

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