Todos os segmentos de veículos usados registraram desempenho positivo em agosto, totalizando 1.372.793 unidades, incluindo leves, pesados, implementos rodoviários e motocicletas. De acordo com a Fenabrave, o mês teve recorde de vendas no ano, com alta de 12,8% em relação a julho.

“Apesar de o mercado de automóveis e comerciais leves novos ter dado sinais de desaceleração após o fim dos descontos tributários estabelecidos pelas MPs 1.175 e 1.178, as vendas de usados tiveram bom desempenho em agosto, com o segmento dos leves superando a marca de 1 milhão de transações pela primeira vez em 2023”, comentou José Maurício Andreta Jr., presidente da entidade que representa os concessionários de todo o País.

Todos os segmentos tiveram índices de alta acima de 12% sobre o mês anterior e, no ano, o volume chegou a 9,43 milhão de unidades, 4,2% acima do registrado no acumulado de janeiro a agosto de 2022.

No caso dos leves com 1.017.979 unidades em agosto e 6,94 milhões em oito meses, a alta é de 5,1% no comparativo interanual. Os carros e comerciais leves usados, com até três anos de fabricação, representaram 10,9% do total transacionado no mês. No ano, estes veículos acumulam participação de 9,7%.

O mercado de caminhões interrompeu a sequência de quedas registradas em junho e julho e cresceu 14,3% sobre o mês anterior. “Na comparação com agosto de 2022, no entanto, o resultado é negativo em 5,7% e, no ano, a queda é de 1%”, informa a Fenabrave.

Já o segmento de implementos rodoviários teve expansão de 16,8% sobre julho e de 3,9% sobre agosto do ano passado. No acumulado do ano, o crescimento chega a 9,8%. Também positivo o balanço dos ônibus em agosto com relação a julho: alta de 18,3%. No ano verifica-se estabilidade, com pequeno acréscimo de 0,8%.

No caso das motos, o crescimento é de 13,9% em agosto sobre julho e de 1,2% no ano (veja abaixo tabela de venda de veículos no mês e no ano).


Foto: Pixabay

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!