Com participações igualitárias, BMW, Ford e Honda estão criando em conjunto a ChargeScape, plataforma que reunirá concessionárias de energia elétrica, montadoras e proprietários de veículos elétricos dos Estados Unidos e Canadá.

Os serviços da nova empresa eliminarão a necessidade de integrações individuais entre cada marca automotiva e as empresas de energia, que também terão acesso à energia das baterias dos veículos produzidos de negociados por elas.

Já os proprietários dos veículos elétricos economizarão ao carregar em horários “favoráveis à rede” e terão ganhos financeiros ao compartilhar a energia armazenada nas baterias de seus veículos com a rede elétrica durante os horários de pico de demanda por meio de aplicativos de veículo para rede (V2G).

A plataforma também fornecerá vários dados para as concessionárias de energia elétrica e operadores de sistemas, como resposta agregada à demanda, alinhamento do carregamento e utilização de baterias dos veículos.

Todos os serviços devem estar em operação no início de 2024, após aprovação para a criação efetiva da empresa por autoridades regulatórias.

Ainda assim, as três montadoras esperam que outros fabricantes de automóveis venham a compartilhar da plataforma futuramente.


 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!