Indústria

BMW, Ford e Honda criarão empresa de serviços de energia

Empresa atuará inicialmente nos Estados Unidos e Canadá

Com participações igualitárias, BMW, Ford e Honda estão criando em conjunto a ChargeScape, plataforma que reunirá concessionárias de energia elétrica, montadoras e proprietários de veículos elétricos dos Estados Unidos e Canadá.

Os serviços da nova empresa eliminarão a necessidade de integrações individuais entre cada marca automotiva e as empresas de energia, que também terão acesso à energia das baterias dos veículos produzidos de negociados por elas.

Já os proprietários dos veículos elétricos economizarão ao carregar em horários “favoráveis à rede” e terão ganhos financeiros ao compartilhar a energia armazenada nas baterias de seus veículos com a rede elétrica durante os horários de pico de demanda por meio de aplicativos de veículo para rede (V2G).

A plataforma também fornecerá vários dados para as concessionárias de energia elétrica e operadores de sistemas, como resposta agregada à demanda, alinhamento do carregamento e utilização de baterias dos veículos.

Todos os serviços devem estar em operação no início de 2024, após aprovação para a criação efetiva da empresa por autoridades regulatórias.

Ainda assim, as três montadoras esperam que outros fabricantes de automóveis venham a compartilhar da plataforma futuramente.


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Produção de caminhões segue trajetória positiva com alta acumulada de 29%

Tragédia no Rio Grande do Sul acende sinal amarelo pelos possíveis impactos na cadeia do…

% dias atrás

Trabalhadores da Renault e Horse seguem em greve

Funcionários querem definição do valor integral da PLR e data-base com aumento real dos salários

% dias atrás

Produção de veículos cresce em abril, mas chuvas no Sul preocupam

O desempenho de abril, com total de 222 mil unidades fabricadas, foi o melhor dos…

% dias atrás

Adefa: indústria argentina de veículos sinaliza desaceleração.

Produção registra estabilidade de março para abril, mas já acumula queda de 22% no ano

% dias atrás

Anfir: demanda de implementos rodoviários pesados preserva alta nas vendas.

Mercado cresceu quase 3% no primeiro quadrimestre

% dias atrás