Embora com três dias a menos de atividades em agosto na indústria de veículos e forte retração nas exportações, setembro apresentou a melhor média diária de produção do ano, ao computar 10,4 mil unidades.

De acordo com o balanço da Anfavea, apresentado na sexta-feira, 6, a produção em setembro totalizou 208,8 mil unidades, uma queda de 8% em relação a agosto (226,9 mil), mas uma leve alta de 0,5% sobre o mesmo período do ano passado (207,7 mil).

Com o volume parcial mensal, a produção somou 1,75 milhão de veículos de janeiro a setembro, resultado estável, com um pequeno recuo de 0,3% na comparação com o anotado um ano atrás.

LEIA MAIS

→Anfavea também revisa projeções para o ano

→Em setembro, vendas diretas dominam e batem recorde no ano

A média diária de emplacamentos no mês passado também o foi destacada pela Anfavea, ao apresentar o segundo melhor ritmo do ano com 9,9 mil unidades. O número só é menor do de julho, período no qual o mercado estava sob o estímulo do programa de desconto do governo e chegou às 10,7 mil unidades/dia.

“Não há motivos para comemorações, mesmo porque não houve crescimento em setembro. Mas ritmo de vendas apresentado nos últimos meses afasta o temor de que ocorreria uma forte retração com o fim do programa descontos”, avaliou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, durante apresentação do balanço mensal do setor automotivo.

No mês passado, o mercado absorveu 197,7 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, volume 4,8% inferior ao apurado em agosto (207,7 mil), mas em crescimento de 1,9% em relação a setembro de 2022 (193,9 mil). As vendas totais do ano, de 1,62 milhões, se mantiveram em alta de 8,5%.


Foto: Volkswagen/Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!