O Volvo chega aos 20 anos desde que foi lançado, em 2003, com uma série comemorativa limitada a 200 unidades. Diferenciado com cor metálica tem tom cinza, o modelo estará disponível nas configurações 6×2 e 8×2 e pacote generoso com itens de série, dentre eles acionamento elétrico dos vidros e espelhos, ar-condicionado e climatizador de ar, para-sol dianteiro e laterais.

A edição comemorativa reforça um projeto inovador e bem-sucedido da marca para atuar no mercado de semipesados. O caminhão, o primeiro da categoria a ser produzido na fábrica de Curitiba (PR), nasceu em parceria com a MWM, responsável pelo fornecimento do motor, fato inédito para uma fabricante que tem como tradição desenvolver o próprio trem de força.

Somente neste ano, com a atualização da linha para cumprir com as normas do Euro 6, foi que a Volvo passou a aplicar o motor próprio, o D8K, de 8 litros com potências de 290 cv e 360 cv.

LEIA MAIS

→Volvo reprisa domínio dentre os pesados e consolida liderança nos semipesados

→Volvo atualiza caminhões e inicia nova operação de motores no País

O modelo, no entanto, não só rompeu com a prática habitual da marca de conceber o veículo para o País, mas também elevou a régua na oferta de semipesados. O VM introduziu itens até então inexistentes na categoria, casos da cabine leito, basculamento hidráulico e coluna de direção ajustável.

“Genuinamente brasileiro, o VM conquistou os transportadores por conta de sua versatilidade e dos muitos avanços que introduziu no mercado”, resume em nota Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

Nas duas décadas, o VM acumula mais de 90 mil unidades vendidas. O modelo está presente em diversas aplicações, desde as operações mais comuns rodoviárias aos canteiros de obras com versões desenvolvidas especialmente para o fora de estrada.

O modelo também é o responsável por colocar a Volvo a liderança de vendas de semipesados com a versão VM 270. No ano passado, o caminhão desbancou a forte concorrência VW Constellation 24.280, ao acumular mais de 4,7 mil emplacamentos, o que representou 13,8% de participação no segmento. Até o setembro deste ano, o modelo ainda lidera com 1,6 mil unidades licenciadas ou 7,6% das vendas da categoria.


Foto: Volvo/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!