Levantamento da B3 indica que 501 mil veículos novos e usados foram financiados no Brasil em setembro. O número, que inclui automóveis leves, motos e veículos pesados, representa crescimento de 6,5% na comparação com o mesmo período de 2022. Com três dias úteis a menos, porém, os negócios de setembro ficaram 8,9% aquém dos de agosto.

“Em setembro, alcançamos a melhor média diária desde fevereiro de 2021, com mais de 25 mil unidades financiadas por dia útil. Isso representa um crescimento de 4,8% na comparação com agosto e de 11,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Mesmo após o término dos incentivos do governo para o setor, o mercado manteve resultados positivos”, analisa Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado da B3.

O segmento de motocicletas foi o que mais cresceu em relação ao ano anterior. A evolução chegou a 17,2%, ainda que com relação a agosto deste ano igualmente o registro foi de queda e até mais acentuada do que a média: 10,5%.

Considerados apenas automóveis leves, o avanço foi de 4,3% na comparação anual. Mais uma vez, frente a agosto o desempenho é negativo, indicando queda de 8,6%.  Os negócios com veículos pesados recuaram 5,7% frente a  setembro de 2022 e 4,5% em relação a agosto.

No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 4,3 milhões de unidades, 7,3% a mais do que em  igual período de 2022, ou 294 mil unidades a mais.


Foto: Pixabay

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!