Indústria

Setor automotivo perde Antônio Megale

Ex-presidente da Anfavea faleceu na última sexta-feira, 13

Faleceu na última sexta-feira, 13, Antônio Megale, ex-presidente da Anfavea.  Em nota oficial, a entidade declarou:

” Não é nenhum exagero chamar Antônio Megale  de pai do Rota 2030. Ninguém dentro do setor automotivo nacional batalhou mais do que ele para que esta política industrial, fundamental para a previsibilidade e o avanço tecnológico dos veículos nacionais, em vários aspectos, fosse implementada”.

Mineiro e engenheiro mecânico formado pela UFRJ, Megale acumulou passagens pela Chrysler, Renault e chegou a diretor de assuntos governamentais da Volkswagen do Brasil.

Foi também presidente da AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, por dois mandatos seguidos (2011 a 2014) e vice-presidente da Fiesp (2017 a 2021). Em julho de 2022, após praticamente quatro décadas de dedicação ao setor automotivo nacional, anunciou aposentadoria de todas as suas atividades profissionais.

Megale presidiu a Anfavea de 2016 a 2019. Em julho de 2018, foi anunciado oficialmente o Rota 2030, programa instituído, de fato, em outubro daquele ano. “Isso foi possível porque  Megale conseguia reunir dois amplos talentos: um nato negociador e expert técnico”, acrescenta o texto da associação dos fabricantes de veículos.


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Acelerada, Foton cresce vendas bem acima do mercado

Com montagem local, marca amplia portfólio de produtos e segmentos

% dias atrás

Nissan abre 51 vagas de estágio

Programa contempla fábrica de Resende e escritório em São Paulo. Inscrições até 29 de maio.

% dias atrás

Importações de autopeças chinesas disparam em março

No trimestre, a alta é de 9,1%. No mês, contudo, expansão de 35% no comparativo…

% dias atrás

Consórcio de veículos encerra o 1º trimestre em ritmo de retomada

Venda de novas cotas registra alta perto de 3% com volume de crédito negociado em…

% dias atrás

New Holland anuncia nacionalização de plataformas de corte

Iniciativa aportou R$ 100 milhões na unidade de Curitiba, que abastecerá mercado da América Latina

% dias atrás

Cuiabá renova frota de ônibus com a Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás