O mercado de veículos comerciais na Europa segue trajetória de recuperação pós-pandemia em contínuo crescimento. De acordo com os dados da Acea, associação dos fabricantes de veículos no continente, transportador europeu absorveu de janeiro a setembro 1,72 milhão de vans, caminhões e ônibus, alta de 14,2% sobre mesmo período do ano passado (1,48 milhão).

Na mesma base de comparação, as vendas de vans e furgões até 3,5 toneladas, categoria com participação de 80% do mercado, anotaram nos três primeiros trimestres 1,38 milhão de emplacamentos, um crescimento de 15,2%.

As entregas de caminhões, por sua vez, encerraram o período com uma expansão de 22,6%, para 317 mil unidades ante 258,5 mil registradas há um ano (258,5 mil).

Por fim, o mercado de ônibus a partir de 3,5 toneladas somou 28,7 mil unidades vendidas, alta de 19,1% em relação ao apurado nos nove meses de 2022 (24,1 mil).

Os veículos movidos a diesel ainda são os majoritários nas vendas, mas em especial os segmentos de vans e ônibus mostram avanços robustos. De janeiro a setembro, foram entregues 134,4 mil unidades de vans elétricas e híbridas. Além expressar um crescimento de 52,5%, o volume representou 9,7% das vendas na categoria, 2,4 pontos porcentuais a mais em relação há um ano.

No segmento de ônibus, os elétricos e híbridos vendidos de janeiro a setembro somaram 7,9 mil unidades, crescimento de 71%. As vendas fecharam o período com participação de 27,6% ante 19% que detinham um ano atrás.

As vendas de caminhões elétricos e eletrificados acumularam pouco mais de 6,3 mil unidades. Embora o volume tenha resultado em expressiva de alta de 250%, no mercado total do segmento não chegou a uma participação de 2% nos nove primeiros meses.


Foto: Acea/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!