A Stellantis fortalece pilar de sustentabilidade com a inauguração do seu HUB de Economia Circular SUSTAINera (HUB CE). Localizado no Complexo Mirafiori, em Turim, Itália, o novo centro inicia atividade para apoiar unidade de negócio a partir da remanufatura e reciclagem de componentes, bem como reparo e desmontagem de veículos.

A Stellantis investiu € 40 milhões no centro com o objetivo de prolongar a vida útil das peças e dos veículos. Ao final, quando isso não for mais possível, o material coletado será reinserido na cadeia via remanufatura ou pela reciclagem para produção de novas peças.

De acordo com a Stellantis, a unidade projeta gerenciar mais de 50 mil peças remanufaturadas até 2025 e alcançar 150 mil até 2030. Nos mesmos prazos, respectivamente, a empresa espera que 2,5 milhões de peças usadas abasteçam as atividades de remanufatura e reciclagem, aumentando para 8 milhões.

O Hub CE ocupa uma área de 73 mil m², dos quais 55 mil m² foram recuperados de uma área parcialmente desativada do complexo italiano. O centro nasce a partir de 5 mil toneladas de metal reciclado e com o reaproveitamento de equipamentos e máquinas, proporcionando economia de 55% na comparação com ativos novos.

Além de suas atividades principais, o HUB CE também dará apoio a outras inciativas da Stellantis, como na parceria com a Orano no processo de reciclagem de baterias; na joint venture da SUSTAINera com a Gallo para gerenciamento de veículos no fim da vida útil; e no retrofit de veículos elétrico em parceria com a Qinomic.

O local emprega atualmente 170 colaboradores, quadro deve aumentar para aproximadamente 550 pessoas até 2025. A unidade de negócio em Economia Circular da Stellantis tem objetivo de superar € 2 bilhões em receitas até 2030.


Foto: Stellantis/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!