As vendas de automóveis e comerciais leves devem superar as 200 mil unidades novamente em novembro. Talvez chegar a 208 mil, conforme projeção do consultor Marcelo Cavalcante, e superar outubro, segundo melhor mês do ano com 206,7 mil unidades e atrás apenas das 215,7 mil de julho.

Os cálculos partem do desempenho acumulado nos primeiros 22 dias deste mês, quando foram licenciados 126,6 mil veículos, 1,8% a mais do que em igual período de outubro e 6,1% ante novembro do ano passado.

Mais uma vez as vendas diretas têm contribuído decisivamente para o crescimento do mercado, representando 52,4% do total de veículos negociados. Destaque para Minas Gerais, que, com forte presença no setor de locação, liderou os emplacamentos até o dia 22 com 33,6 mil registros, seguido por São Paulo (31 mil).

“A maioria da marcas de volume registra crescimento no atacado e estagnação no varejo. Destaque para a Renault, que tem na modalidade 84% de suas vendas”, ponderou  Cavalcante.

LEIA MAIS

→ Mercado de veículos leves cresce graças às vendas diretas

Em novembro, novamente, a Fiat segue pontuando o mercado e até com maior penetração. Com 29,9 mil unidades, cresceu 9,3% em relação a outubro e alcançou 23,6% de participação.

A segunda colocada foi a GM, com pouco mais de 18 mil unidades, mas 12% a menos do que nos 22 dias de outubro. Ainda assim superou a Volkswagen, que negociou 17,4 mil veículos, queda de 3% na comparação com o mês anterior.

A picape Fiat Strada, veículo mais vendido do Brasil em 2023, aparece à frente em novembro, com 8 mil licenciamentos, superando o Hyundai HB20, que acumula quase 6,9 mil unidades. Terceiro colocado, o Chevrolet Onix já tem 5,9 mil emplacamentos no mês..

O segmento de novas energias somou 6 mil unidades licenciadas em 22dias — 1,6 mil elétricos e 4,4 mil híbridos — e já acumula 73 mil licenciamentos no ano.


Foto: Divulgação

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!