Fundada em 2014, a empresa project44 desenvolveu para o setor automotivo uma  plataforma para operações Just in Sequence, chamada Movement by project44 e hoje utilizada em montadoras como a Honda, Mercedes-Benz, Nissan, Ford e Iveco.

Também são suas clientes a Pirelli, Goodyear, Magna, Continental e Toyota Material Handling. Pierre Jacquin, vice-presidente da project44 para a América Latina, explica que com o uso dessa plataforma é possível ir além da tradicional abordagem Just In Time. Entre os ganhos, ele destaca o aumento da produtividade em 100% e redução de custos de até 40%.

“O termo Just In Time (JIT) refere-se simplesmente à entrega de peças ou materiais aos fabricantes no momento em que são necessários para a montagem. O objetivo é reduzir estoques, trabalhando sempre sob demanda. O Just In Sequence (JIS), por sua vez, é como uma evolução. É a ideia de criar uma cadeia logística que garanta as entregas até mesmo no horário programado, e na ordem exata para montagem. Isso exige tecnologias mais sofisticadas e um intercâmbio de dados muito maior”.

Jacquin lembra que, atualmente, diversas plantas industriais têm de administrar sistemas de recursos empresariais, de gestão de transportes e de gestão de armazéns:

“Quando você possui tantos sistemas aos quais a equipe tem de estar atenta, além de sites de rastreamento de transportadoras, portos e aeroportos, é quase impossível ter certeza de quando e como seus suprimentos irão chegar. Isso causa insegurança também nos clientes, que passam a ter prazos mais incertos. É aí que entram as soluções de visibilidade da nova geração”.

A plataforma Movement by project44 combina tecnologias como blockchain, inteligência artificial (AI) e machine learning para fornecer visibilidade em tempo real.

LEIA MAIS

Montadoras repensam abordagem “just in time”

“Desse modo, ela identifica com muito mais precisão onde uma remessa está localizada ao longo de sua jornada. É assim que cada vez mais montadoras têm otimizado a produção e aplicado estratégias como a JIS. A plataforma funciona em um só lugar, independentemente da fonte original dos dados a serem capturados para o funcionamento”, complementa Jacquim.

Dentre as aplicaçoes bem-sucedidas, ele cita a da Magna International, empresa de componentes automobilísticos baseada no Canadá que passou a utilizar o modelo JIS no fornecimento para diversas montadoras, incluindo brasileiras.

“Graças ao aumento na visibilidade disponibilizada pela project44, a Magna conseguiu aumentar substancialmente sua eficiência operacional. A empresa conseguiu dobrar o número de remessas sem precisar aumentar o quadro de funcionários ou contratar transporte especial. Entre outros benefícios, houve 40% de aumento nas entregas dentro do prazo”, informa comunidao da project 44.


Foto: Divulgação/project44

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!