Especializada no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para todas as indústrias, a brasileira Recicli está entre as 11 startups reconhecidas pelo alto desempenho no Stellantis Venture Awards, cujo objetivo é premiar inovação e parcerias bem-sucedidas no mundo.

O reconhecimento aconteceu nesta quinta-feira, 14, como parte do Dare Forward 2030, programa que tem por foco uma mobilidade global limpa, segura e acessível.

“Nosso foco é criar produtos que nossos clientes amem e desfrutem”, comentou Ned Curic, chefe da Engenharia e de Tecnologia da Stellantis. “Com o Venture Awards, reconhecemos as novas e criativas perspectivas de startups inovadoras que nos ajudam a oferecer recursos úteis e de ponta”.

No Brasil, a Stellantis e a Recicli trabalharam juntas para recuperar materiais raros das baterias elétricas, aproveitando um processo inovador de biometalurgia usando microrganismos.

No mundo, o conglomerado automotivo que reúne marcas como Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën assinou mais de 110 contratos de parceria com startups nos últimos dois anos. Até o momento, o portfólio da Stellantis Ventures conta com 12 investimentos.

Estabelecido a partir de um investimento inicial de 300 milhões de euros, o fundo de capital Stellantis Ventures se concentra em empresas em estágio inicial e avançado que estão desenvolvendo tecnologias de ponta que podem ser implantadas no setor automotivo e de mobilidade.

Abaixo, por categoria, as startups homenageadas pelo Stellantis Venture Awards 2023:

CUIDADO

  • A Recicli (Brasil) é especializada no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para todas as indústrias. A Stellantis e a Recicli trabalharam juntas para recuperar materiais raros das baterias elétricas, aproveitando um processo inovador de biometalurgia usando microrganismos.
  • A NetZero (França) é especializada na remoção de carbono de alta permanência da atmosfera, transformando resíduos agrícolas em biochar, uma forma muito estável de carbono.
  • O Trails Offroad (Estados Unidos) inspira os clientes a aproveitar a capacidade dos veículos Jeep® de explorar o off-road por meio de guias de trilhas off-roads disponíveis no sistema Uconnect.
  • Vehya (Estados Unidos) facilita a experiência de eletrificação, apoiando os clientes da Stellantis na América do Norte na escolha e instalação do correto equipamento para carregamento doméstico da Free2move.

TECNOLOGIA

  • Tiamat (França) desenvolveu uma química avançada de células de bateria de íons de sódio, que oferece um custo menor por kWh e uma alternativa ao íon de lítio, livre de lítio e cobalto, aumentando a sustentabilidade e a soberania.
  • A Electra Vehicles (Itália/Estados Unidos) oferece soluções de software baseadas em IA para estender a vida útil da bateria, o alcance e a segurança com os produtos químicos atuais e das próximas gerações, melhorando o desempenho geral.
  • Vayyar (Israel) usa uma plataforma de radar em imagem 4D altamente avançada que detecta movimentos e rastreia vários alvos para monitorar internamente o carro e aumentar a segurança. Isso permite com um único sensor, o alerta de cinto de segurança, sistema anti-intrusão e detecção da presença de crianças.
  • A Geoflex (França) oferece precisão global de posicionamento em tempo real de até 4 centímetros, aprimorando a tecnologia avançada de veículos autônomos.
  • O processo de plasma UniMelt 6K (Estados Unidos) possibilita uma manufatura avançada sustentável para garantir uma produção limpa de materiais com baixa emissão de carbono.

VALOR

  • O Shippeo (França) e o Freight Verify (Estados Unidos) permitem que clientes e revendedores acompanhem a localização ados seus veículos em transporte em tempo real.

A Stellantis aproveitou a homenagem às startups de melhor desempenho para parabenizar os outros 22 finalistas e seus projetos: Bee Planet, Qinomic, Deepki, Meili Tech, Pontosense, Easyrain, Objeos, WooDoo, Storedot, Batemo, Flag-MS, Ideal Power, Marel Power, Auto-U, Crave Industry, Upply, Tractable, Knobs.


Foto: Divulgação/Stellantis

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!