E o ChatGPT começa a ganhar atuação mais palpável e ampla para os consumidores de automóveis este ano. Uma das montadoras que colocará a Inteligência Artificial mais próxima dos motoristas e usuários de seus veículos será a Volkswagen.

Esta semana, durante a CES, feira de tecnologia de Las Vegas, Estados Unidos, a empresa apresenta a integração do sistema ao assistente de voz já disponível de seus veículos, uma parceria com a desenvolverdora de software Cerence.

O chatbot será oferecido, por atualização over-the-air, para vários modelos da marca já a partir do segundo trimestre na Europa e Estados Unidos e, além de controlar as funções de entretenimento do carro, responderá a perguntas de qualquer natureza. Mais à frente, afirma a Volkswagen, poderá conversar com os motoristas e interagir ainda mais e de outras maneiras.

VW ChatGPT

“Somos agora o primeiro fabricante de volume a tornar essa tecnologia inovadora um recurso padrão para veículos”, comemora Kai Grünitz, chefe de desenvolvimento técnico da Volkswagen, que explica que, com a IA, os usuários acionarão diversas funcionalidades de seus veículos ou se informar sobre endereços ou serviços de interesse sem tocar em qualquer botão.

A VW disse que o assistente de voz não terá acesso a nenhum dado do veículo e que perguntas e respostas são excluídas imediatamente para garantir a proteção de dados.

Inicialmente, a tgecnologia será oferecido para os modelos elétricos ID 3, 4, 5 e 7,  SUV Tiguan, Passat e a próxima geração do Golf, exibida sob camuflagem na própria CES, mas que será apresentada mundialmente já no fim deste mês.

LEIA MAIS

→ Com T-Cross, Volkswagen faz “barba e cabelo” em SUVs


Foto: Divulgação

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!