Assim com o mercado de veículos 0 km, também o de usados iniciou 2024 com vendas em alta. Balanço divulgado nesta segunda-feira, 5, pela Fenauto, a entidade que representa os lojistas independente, indica 1,2 milhão de transações em janeiro, resultado 13,1% maior do que o do mesmo mês de 2023.

O maior crescimento foi registrado no segmento de seminovos, aqueles com até três anos de uso. As vendas atingiram 194,7 mil unidades, alta de 17,8% sobre janeiro do ano passado.

LEIA MAIS

Em janeiro, venda supera 152 mil carros e comerciais leves

Na sequência, com expansão de 14,5% e 315 mil unidades comercializadas, ficou o segmento dos veículos “jovens”, com 4 a 8 anos de fabricação. As vendas dos usados “maduros” (9 a 12) cresceram 9,7%, para 282,8 mil, e as dos “velhinhos”, com mais de 13 anos, tiveram alta de 12,5% para 408,7 mil unidades.

O balanço da Fenauto contempla veículos leves, pesados e motos. Como mostram os números citados acima, o segmento de maior volume é o de “velhinhos”, sesguindo dos “jovens”.

Considerando o mercado total de veículos usados, houve queda de 13,2% no comparativo de janeiro com dezembro. Mas esse é um movimento considerado natural em toda virada de ano.

“O desempenho ficou dentro do esperado”, disse Enilson Sales, presidente da Fenauto. “Enquanto em dezembro tem o pagamento do 13º salário, nos dois primeiros meses do novo ano o consumidor se depara com gastos com o IPTU, IPVA, matrículas escolares e reajustes que acabam impactando as vendas do varejo no geral”.

Para o executivo, o importante é o crescimento no comparativo interanual, que sinaliza “boas expectativas para 2024”.


 

 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!