Indústria

Importados impedem produção maior de veículos

Fatia dos modelos vindos de fora saltou para 19,5%, com os chineses respondendo por 25% desse mercado

Em contraste com o crescimento de 13,1% nas vendas de veículos em janeiro sobre o mesmo  mês de 2023, com total de 162 mil emplacamentos entre leves e pesados, a produção ficou estável nesse mesmo comparativo, limitando-se a 153 mil unidades.

O problema é o aumento expressivo da participação dos modelos importados, que atingiu 19,5% neste início de 2024. Nos dois últimos anos esse índice estava em 14,3%.

Também a queda de 43% nas exportações de veículos brasileiros, para apenas 18,8 mil unidades, contribui para que as montadoras não conseguissem iniciar o ano com produção em alta.

LEIA MAIS

Alckmin confirma regulamentação do Mover após o carnaval

Produção de caminhões quase dobra em janeiro

Sobre as compras no exterior, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, disse que janeiro registrou o maior volume de importação para o mês em pauta desde 2014. “De cada dez carros vendidos internamente, dois vêm de fora”, comentou

Os carros eletrificados que vêm de fora têm grande peso nesse aumento das importações, com vendas da ordem de 12 mil unidades no primeiro mês do ano.

“Pode ter sido um movimento atípico. As empresas importaram volume maior em dezembro para ter oferta com imposto zero em janeiro. Temos de monitorar esse movimento a partir de agora, destaca o executivo.

Segundo o presidente da Anfavea, os modelos chineses já representam 25% do mercado de importados. Essa participação era de apenas 2% em 2020. Em contrapartida, a fatia dos modelos argentino no mesmo comparativo baixou de 63% para 50%.

Enquanto as vendas de importados leves teve expressiva alta de 56,3%, de 19,9 mil unidades no primeiro ano de 2023 para 31 mil no mesmo período deste ano, as de nacionais cresceram apenas 9,%, de 110,5 mil para 121,2 mil unidades.


Foto: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Acelerada, Foton cresce vendas bem acima do mercado

Com montagem local, marca amplia portfólio de produtos e segmentos

% dias atrás

Nissan abre 51 vagas de estágio

Programa contempla fábrica de Resende e escritório em São Paulo. Inscrições até 29 de maio.

% dias atrás

Importações de autopeças chinesas disparam em março

No trimestre, a alta é de 9,1%. No mês, contudo, expansão de 35% no comparativo…

% dias atrás

Consórcio de veículos encerra o 1º trimestre em ritmo de retomada

Venda de novas cotas registra alta perto de 3% com volume de crédito negociado em…

% dias atrás

New Holland anuncia nacionalização de plataformas de corte

Iniciativa aportou R$ 100 milhões na unidade de Curitiba, que abastecerá mercado da América Latina

% dias atrás

Cuiabá renova frota de ônibus com a Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás