A Tata Motors vai desmembrar sua operação de veículos. A gigante indiana sediada em Mumbai criará empresas distintas para automóveis de passageiros e outra dedicada exclusivamente a veículos comerciais. Dentro da futura estrutura de automóveis serão abrigadas também a JLR, antiga Jaguar Land Rover, e a divisão de elétricos.

A decisão de separar a produção e venda de veículos em duas empresas distintas, com orçamentos e listagem em bolsa separadas, ainda terá que ser aprovada. A Tata, entretanto, assegurou que a operação não terá qualquer impacto negativo para os trabalhadores, clientes ou parceiros de negócios da empresa.

Em comunicado, a empresa afirmou ainda que os atuais acionistas da montadora seguirão com idênticas participações nas futuras duas empresas, cujas aprovações de entidades reguladores, acionistas e credores devem demandar até 15 meses.

“A Tata Motors planejou uma forte reviravolta nos últimos anos. As três unidades de negócios automotivas agora operam de forma independente e apresentam desempenho consistente. Esta cisão irá ajudá-las a aproveitar melhor as oportunidades oferecidas pelo mercado, aumentando o seu foco e agilidade, ” afirmou N Chandrasekaran, presidente da Tata.

LEIA MAIS

→ JLR põe fim à cultuada marca Land Rover

Segundo a montadora, as sinergias entre as divisões de veículos comerciais e as de automóveis de passeio era limitadas e muito mais amplas no caso de automóveis, especialmente elétricos, autônomos e também de softwares.

Nesta terça-feira, 5, um dia depois de o conglomerado indiano informar ao mercado o plano de desmembramento, as ações da montadora atingiram cotação recorde histórica de 1.065,6 rúpias, valoirização de 7,6%.

 


Foto: Divulgação

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!