A Toyota confirmou nesta terça-feira, 5, novo ciclo de investimento no Brasil até 2030. Nesse período, a montadora japonesa desembolsará R$ 11 bilhões em produtos, novas tecnologias e na estrutura produtiva local. “É o anúncio mais importante dos 66 anos de história da Toyota no Brasil”, afirma a empresa.

Do total, R$ 5 bilhões já estão confirmados até 2026 e incluem a produção de um novo veículo compacto híbrido flex, já anunciado no ano passado e com previsão de produção para 2025, além da produção de outro modelo com a mesma tecnologia, desenvolvido especialmente para o Brasil.

Apesar de dizer que só revelerá quais modelos serão produzidos oportunamente,  não é mistério que um deles se trata do SUV compacto Yaris Cross. Ele será montado em Sorocaba, onde já são fabricados seus irmãos de plataforma Yaris e Yaris Sedã.

O modelo já é oferecido em outros países, inclusive da América Latina, mas aqui terá a inédita motorização híbrida flex, a exemplo que ocorre com o sedã Corolla e o SUV médio Corolla Cross. “Este é um diferencial do Brasil”, destacou o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, sobre o sistema híbrido que combina motor a combustão de gasolina e etanol a outro elétrico.

O aporte já havia sido antecipado em rede social na segunda-feira por Alckmin, que ontem participou da oficialização do plano de investimentos da montadora em evento realizado na fábrica de Sorocaba, SP, unidade que compartilhará os valores com a planta de motores localizada na cidade vizinha de Porto Feliz.

Antes de seguir para o interior de São Paulo, Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, cumpriu agenda com empresários na Fiesp, na Capital, onde informou que o programa do governo federal de fomento à indústria automotiva Mover (Mobilidade Verde e Inovação) deve estar regulamentado até o fim deste mês.

Na fábrica da montadora,  o vice-presidente foi recebido por Rafael Chang, CEO da Toyota América Latina e Caribe, que detalhou como o pacote de recursos será aplicado, inclusive na ampliação do atual quadro de funcionários, que ganhará mais 2 mil vagas.

“Estamos muito satisfeitos em poder ampliar nossa produção local, exportar para toda a região e assim gerar e distribuir mais valor para toda a sociedade, em forma de empregos e desenvolvimento econômico”, afirmou Chang.

Os novos investimentos garantirão a expansão da planta Sorocaba — para número de produção ainda não informado —, já que a unidade tem trabalhado na plena capacidade de três turnos. Para isso, a Toyota ampliará a área construída, que receberá as operações produtivas da fábrica de Indaiatuba. O processo de transferência será gradual, a partir de meados de 2025, com conclusão prevista para o final de 2026.

A Toyota calcula a necessidade de contratar mais 500 funcionários para a planta de Sorocaba a partir de 2026 e, até 2030, o quadro estará ampliado em 2 mil pessoas. “Somando-se aos empregos indiretos, essa iniciativa pode representar aproximadamente 10 mil postos de trabalho na cadeia produtiva”, calcula a montadora, que diz que a ampliação da capacidade e os novos modelos possibilitarão a localização adicional de peças, componentes e sistemas de alta tecnologia.

“Nossos investimentos vão promover o desenvolvimento da cadeia de fornecedores de componentes para veículos eletrificados, apoiando assim o processo de descarbonização da mobilidade no País e em toda a região da América Latina”, afirmou Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.

O aumento da localização na montadora será iniciado com a montagem do motor do sistema híbrido em 2025 em Porto Feliz. Já em 2026, a empresa começará a montar bateria em Sorocaba.

 


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!