Mercado

Locadoras contribuem para a aceleração das vendas em fevereiro

Presidente da Anfavea informa que média diária superou patamar pré-pandemia

O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, divulgou nesta quinta-feira, 7, dado importante sobre o mercado interno de veículos. A média diária atingiu 8,7 mil unidades, entre leves e pesados, a melhor para um mês de fevereiro desde 2020, ainda antes da pandemia da Covid-19 se disseminar no Brasil.

O executivo garantiu que o movimento nas lojas do consumidor comum, aquele que compra com o CPF e não o CNPJ, foi bom, mas revelou que a venda para as locadoras em fevereiro ficou bem acima da média história que é de 50 mil unidades no péríodo.

LEIA MAIS

Mercado automotivo surpreende em fevereiro e supera janeiro

Mercado de caminhões começa a mostrar reação

“As montadoras entregaram perto de 70 mil unidades para as locadoras no mês passado”, disse Lima Leite, atribuindo esse movimento ao envelhecimento da frota dessas empresas ao longo da pandemia, com necessidade agora de renovação dos produtos.

Dessa forma, as locadoras contribuíram expressivamente para o aumento de 18% na média das vendas diárias do mês passado em relação ao mesmo intervalo de 2023. O volume total teve alta de 2,2%, atingindo  165,2 mil unidades licenciadas. Sobre fevereiro de 2023, a expansão é de 27,1%.

No bimestre, as vendas internas totalizaram 327 mil veículos, 10,8% a mais do que os 273 mil emplacamentos dos dois primeiros meses do ano passado.

O presidente da Anfavea lembrou que a base de comparação é baixa e que o mercado brasileiro em 2023 só reagiu a partir de junho, quando o governo lançou o então chamado programa do carro popular, que reduziu o preço dos carros de até R$ 120 mil.

Na sua avaliação, não há qualquer possibilidade de um novo programa do gênero este ano pelo fato de o mercado estar dando sinais claros de aquecimento.

Lima Leite também comentou sobre financiamento, revelando que teve pequena baixa de 29% a 30% ao ano para 24% a 24,5% no comparativo de meados do ano passado com este início de ano.

“Mas isso não se materializou em novos financiamentos porque o consumidor está na expectativa de que as taxas vão cair mais”, comentou o dirigente da Anfavea, informando que a proporção se mantém em 70% de compras a vista e somente 30% a crédito.


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

BYD lança picape híbrida plug-in no México

É a primeiro vez que a fabricante de eletrificados estreia um modelo fora da China

% dias atrás

Montadoras já têm produção afetada por causa das chuvas no RS

Situação mais grave é a da GM. Mas VW programa férias coletivas e Mercedes-Benz e…

% dias atrás

Stellantis trará para o Brasil elétricos da Leapmotor no último trimestre

Modelos chineses complementarão oferta das demais marcas do grupo

% dias atrás

VWCO inicia produção de veículos na Argentina

Operação começa com quatro modelos de caminhões e um chassi de ônibus

% dias atrás

Estados Unidos elevam tarifa sobre carros chineses a 100%

Índice é o quádruplo do que vinha sendo praticado para elétricos do país asiático até…

% dias atrás

Perda da produção da Renault é estimada em 4 mil veículos

Greve completou cinco dias úteis e só na quinta-feira haverá nova assembleia para definir rumo…

% dias atrás