As vendas de caminhões começam a sinalizar mais apetite do transportador. Ao menos assim, mostram os números de licenciamento apresentados pela Fenabrave, na segunda-feira, 4. No mês passado, os emplacamentos somaram 8,2 mil unidades, volume 2,6% superior ao de janeiro (7,9 mil) e 4,6% maior em relação ao de fevereiro do ano passado (7,8 mil).

De acordo com a avaliação da federação que representa os concessionários, o segmento tem reagido de maneira positiva frente à percepção de melhora na economia em 2024 e de maior liquidez no crédito. “O PIB sofreu revisões para cima nas últimas semanas. Isso é captado pelo mercado de caminhões”, resume Andreta Jr, presidente da Fenabrave.

LEIA MAIS

→Mercado de caminhões começa 2024 em baixa de 20%

Na comparação entre os primeiros bimestres, a queda de 10,3% ainda se mostra expressiva, com diferença de mais de 1,8 mil unidades, de 18 mil caminhões emplacados para 16,2 mil no acumulado dos últimos dois meses.

O presidente da federação, no entanto, pondera que o desempenho reflete período atípico do comportamento visto no ano passado. “A queda neste primeiro bimestre está relacionada à antecipação de compras ocorrida no início de 2023, em virtude a mudança de tecnologia dos motores (de Euro 5 para Euro 6).”


Foto: Volvo/Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!