A Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou as entregas dos primeiros 120 ônibus escolares da atual licitação do programa Caminho da Escola. Os modelos Volksbus 8.180 E ORE 1 foram adquiridos pela Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso (Seduc-MT).

A fabricante adianta que após essa remessa inicial, seguirá mais um lote de 150 unidades, totalizando 270 ônibus ao estado.

LEIA MAIS

→VWCO retoma ritmo de produção de dois turnos

A VWCO lidera a participação no programa operado pela Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Desde 2007, quando foi criado, a fabricante de Resende (RJ) entregou mais de 28 mil ônibus escolares.

No mais recente leilão, realizado em meados do ano passado, a montadora foi homologada para fornecer até 5,6 mil unidades, de 16 mil licitadas.

Os ônibus destinados ao Caminho da Escola têm especificações próprias. Há exigência de ar-condicionado e capacidade para enfrentar estradas não pavimentadas das Zonas Rurais do País.

No caso do Volksbus 8.180 E, configurado como ORE (Ônibus Rural Escolar) 1, tem carroceria e até 7 metros de comprimento e capacidade para até 29 estudantes sentados.

O modelo é equipado com motor de 3,8 litros com 180 cv e torque de 600 Nm (61,2 kgfm). A sistema de suspensão recebe reforços, a altura é maior em relação ao solo se comparada ao do chassi convencional e o eixo traseiro possui bloqueio automático do diferencial.


Foto: VWCO/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!